quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

De São Leopoldo para o Festival: Uranius Blues, Sargento Malagueta e Maçã de Pedra

Uranius Blues - Atuando desde 2007, a Uranius e é autora de um blues inspirado nas gravações das décadas de 40 e 50 da América do Norte, fase caracterizada pelo início da eletrificação dos instrumentos, mas ainda com fortes elementos do blues rural, essencialmente acústico. O som da banda, com forte presença do piano e do sax, remete também ao blues de New Orleans. Conforme texto de divulgação da banda no site Toque no Brasil, a sonoridade do grupo é o blues, mas com o diferencial das letras em português. “O objetivo é tornar acessíveis as composições para o seu público sem perder o feeling característico do gênero norte-americano”.  Nos shows, as composições autorais são intercaladas com temas de outros artistas renomados do blues como Ray Charles, Muddy Waters, Memphis Slim, Robert Johnson, entre outros.
Em abril de 2012, a Uranius Blues finalizou seu EP de estreia. O quinteto de São Leopoldo é integrado por Urânio Laureano (vocal e sax tenor), Tiago D’Andrea (piano), Rafael Salib (guitarra), Paulo Barros (bateria) e Samuel Moraes (contrabaixo).
O quinteto da Uranius Blues. Foto: reprodução perfil Toque no Brasil
Abaixo, um pouco das músicas do EP:



Sargento Malagueta - Fundada em 2008, na cidade de São Leopoldo, a banda tem a sonoridade psicodélica e o groove setentistas como influências. Jimi Hendrix, Santana e Led Zeppelin são algumas das referências musicais. A banda é integrada por Fred Bessa (guitarra e vocais), João Gabriel Padilha (bateria) e José Baronio (contrabaixo). O EP com os cinco sons autorais pode ser ouvido no MySpace da banda.
A banda em ação no palco. Foto: reprodução Facebook
No vídeo, a banda tocando as músicas "Saca Só" e "Alice".

Maça de Pedra - Começou as atividades em 2005, com a ideia de fazer releituras de clássicos do rock anos 60 e 70 como Janis Joplin, Led Zeppelin, Cream, Deep Purple, entre outros. Em outubro de 2013, a banda lançou o primeiro álbum, com oito faixas autorais que buscam incorporar a sonoridade do rock clássico. Conforme texto do site da Maça de Pedra, o disco foi parcialmente financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São Leopoldo; as gravações foram feitas no Estúdio Soma, em Porto Alegre, e a produção foi de Ray-Z que já trabalhou com artistas como RPM, Nenhum de Nós e Cartolas. A banda é integrada por Caren Suzana (vocal), Rodrigo Java (guitarra), Rafael Ribeiro (contrabaixo) e Lasier Machado (bateria).
A banda  Maça de Pedra. Foto: site oficial da banda
No vídeo, a banda em apresentação no programa Radar, da TVE.



**texto elaborado com informações dos sites e canais de redes sociais das bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário